Depoimentos sobre Yoga na Gestação e Puerpério

Este slideshow necessita de JavaScript.

IMG_5314Vanessa Hofstätter R. Zuchelo
Após passar por uma cesárea desnecessária e traumática decidi que na minha segunda gravidez (dois anos depois), seria diferente. Pesquisei em livros e na internet material sobre o parto humanizado. Decidi que iria buscar uma doula que me auxiliasse neste processo. Queria uma pessoa que também fosse professora de yoga, para me preparar melhor para o parto. Em pesquisa achei o site da Parto Alegre. Liguei para a Shana e combinamos as aulas. Comecei toda dura e com os ombros para frente, numa terrível postura … Aos poucos fui melhorando.
Os dias de massagem foram os melhores, pois me ajudou a relaxar e me sentir mais forte espiritualmente. A cada aula que passava sentia que cada vez mais um vínculo ia se criando. Descobri na Shana uma pessoa sensível que realmente se dedica a esta causa tão linda que é o parto humanizado. Sempre quando preciso ela vem com uma palavra amiga e isso está fazendo toda a diferença. Mas não é só isso, eu chamo ela de multifuncional, pois além de ser Doula, prof de yoga, dar cursos, massoterapeuta e de passar todos os contatos de profissionais que eu precisava para o parto humanizado ela também é uma excelente fotografa. Com 37 semanas de gestação fiz um book com ela e o resultado foi maravilhoso. Agora estou aguardando o Felipe chegar, já estou quase completando 40 semanas. Vejo toda a diferença da minha primeira gestação, de sentir desamparo, estar vulnerável  e de não ter a informação necessária. A importância de ter uma pessoa que tem o conhecimento é fundamental. Sinto-me confiante e preparada para receber o meu filho com muito amor. (Vanessa teve um lindo e intenso parto natural hospitalar)
Confira aqui as fotos da Vanessa!


IMG_5194Michele Martins
Eu havia praticado yoga por um período e sempre soube que quando engravidasse esta seria minha escolha para cuidar não só do corpo, mas da mente também. E assim foi. Procurei aulas específicas para gestantes, por acreditar que a preparação para o parto ia além do exercício físico, e comecei logo no primeiro trimestre, seguindo durante toda a gestação. Minha última prática foi 4 dias antes do nascimento do Joaquim! A prática foi essencial durante a gravidez, me fazia sentir sempre revigorada, energizada, relaxada e mais feliz. Certamente o Joaquim sentia todos estes benefícios. Além do efeito imediato, não tenho dúvidas de que este preparo foi fundamental para que eu tivesse força, física e mental, para fazer a travessia do trabalho de parto e para parir do jeito que eu desejei: um parto totalmente natural e ativo. Nos momentos mais difíceis, foram minha concentração e respiração que me mantiveram absolutamente focada e determinada a ir até o fim. E claro, não posso deixar de mencionar que pude conciliar tudo isso com o acompanhamento da Shana, que além de minha instrutora de yoga, foi minha doula. Este acompanhamento, complementou a prática da yoga com muitas conversas, trazendo informação e conforto para os momentos de ansiedade e dúvida. Os encontros aconteciam com a presença do meu marido, e neles pudemos receber valiosas dicas práticas, somadas a conversas “filosóficas”, que nos deixaram mais forte e certos das nossas escolhas. Sem contar o acompanhamento durante o trabalho de parto, quando com muito carinho e firmeza, a Shana conseguiu reforçar minha confiança, me lembrando de como eu havia me preparado para estar ali e de como eu era capaz de realizar o que eu tanto queria. (Michele pariu Joaquim com 37 semanas de forma totalmente natural)

IMG_6114Seila Nauter
Gustavo e eu praticamos yoga desde o momento em que ele estava sendo gerado na barriga, quando nasceu senti muita falta de voltar a praticar com ele, comecei aulas com a Shana Gomes, gostei muito da aula, pois além de incluir ele na prática é um momento nosso, meu, dele, notei que ele fica muito mais calmo, teve uma semana que ele estava sendo bem difícil para nós, ele chorava muito sem razão aparente, eu estava chateada, desesperada, triste, etc.. fomos para a aula, e ao chegar em casa ele dormiu por mais de 4h seguidas, o que nunca tinha acontecido até então, dormiu super bem a noite, sem contar o beneficio que fez para mim, fiquei mais calma, em paz, a Shana é ótima, explica as posições, transmite uma paz e sabedoria no que esta fazendo, além da experiência materna.

janeJane Barros
Sempre me interessei em fazer Yoga. Por conhecer os benefícios, ver na pele das pessoas próximas como era pela via da saúde e do bem estar que elas optavam a seguir essa prática. E via resultado, sensivelmente. Eu que não encontrava tempo para isso. Até que surgiu essa proposta. Minha prima me enviou a propaganda, minha irmã me incentivou, a Shana me convidou para fazer uma aula experimental. Quando falava que iria começar, ouvi, de mais de uma pessoa: “é o melhor presente que podes dar para tua filha”. Achei muito lindo de ouvir e isso ficou na minha cabeça. A conexão com o teu corpo, a tua mente e, acima de tudo, com o teu bebê é inexplicável. A tomada de consciência desse período, que é uma dádiva para a mulher se completa. (Jane ganhou sua Julinha de forma totalmente humanizada no hospital)