Apresentação

QUEM SOMOS

O grupo Parto Alegre foi gestado em 2011 e teve seu primeiro encontro no dia 08 de maio de 2012. Com o objetivo inicial de trazer informações sobre o movimento da humanização do parto e nascimento, o empoderamento feminino e promover rodas de partilhas para gestantes e casais grávidos, o Grupo Parto Alegre se consolidou e ampliou seus horizontes. Ao longo do tempo o grupo foi percebendo que a gestação e o parto são o início de uma caminhada pela humanização, após esse momento crucial e decisivo, há a questão imprescindível do aleitamento, do toque, da criação com apego, da alimentação saudável, do autoconhecimento, da educação consciente, temas que foram naturalmente ganhando espaço dentro das atividades da Parto Alegre, sejam elas promovidas pela equipe ou por especialistas convidados. Compactuamos com os estudos atuais que referem que toda gestação dura mil dias, período que abrange a gestação em si, até o segundo ano de vida da criança. Entendemos, portanto, que os cuidados nos inícios da vida são de extrema importância para o desenvolvimento saudável dos bebês e configuram práticas de prevenção na constituição do ser.

Nosso objetivo principal é que se possa promover uma nova consciência no papel que desempenhamos como seres humanos, como homens e mulheres co-responsáveis pela vida na Terra, pela criação e educação de seres humanos mais respeitosos, conectados com a vida planterária. E nesse objetivo o grupo se empenha com muito amor, pois acreditamos que assim teremos um mundo melhor.

Estamos alinhadas com as mais recentes evidências científicas sobre o parto e tudo que rodeia esse universo, que cada vez mais têm reforçado a naturalidade do processo de gestar e parir, tendo como aliada a tecnologia para casos bem indicados, sem deixar de reverenciar e respeitar a sabedoria ancestral da parteria tradicional, que há séculos faz um admirável trabalho pelos interiores deste país de território continental.

Dentro das nossas rodas, todas as opiniões são acolhidas e debatidas, é um espaço de escuta, de afetividade e encontro. Nossas principais atividades são as rodas para casais grávidos e gestantes e as rodas de pós parto, para mães, pais e bebês, ambas atividades de periodicidade mensal. Além dos encontros e cursos, oferecemos atendimentos individuais dentro das especialidades das componentes do grupo, como serviço de doula para parto e pós-parto, auxílio à amamentação, massagem para gestantes e puérperas, aulas de yoga para gestantes, mães com bebês e com filhos maiores, acompanhamento psicológico especializado em gestação e puerpério, entre outros. Saiba mais sobre nossos serviços nesta página. Navegue à vontade e seja muito bem-vind@.


IMG_0829AMANDA MARTINS

Minha história com o mundo do parto e nascimento é daquelas histórias de amor arrebatadoras. Amor à primeira vista! Em 2008, assisti ao filme Parto Orgásmico, e fui tomada de um sentimento arrebatador. Diante da tela, só conseguia pensar: “é isso! É isso que vim fazer nesse mundo, acompanhar mulheres na hora do parto!” E, depois dessa descoberta, não havia mais nada a fazer, a não ser ir atrás de um curso de doula. O que aconteceu no ano seguinte. Desde lá, são muito aprendizados, muitas histórias, muitas mulheres e homens que florescem em um nascimento e que fazem brotar em mim novas flores. Cada trabalho de parto é muito singular, cada mulher me ensina um pouco mais sobre o que significa respeito, atenção cuidadosa, silêncio, cumplicidade. Cada mulher com seus jeitos, seus gemidos, sua força, me ensina o que é o amor, o que é amar e como parir e nascer pode ser algo profundo, belo e transformador. Venho acompanhando diversas mulheres, diversos partos e o que fica de tudo o que tenho vivido além da grande intensidade que é a beleza da vida, é a necessidade das mulheres terem suas escolhas respeitadas. É a necessidade das mulheres fazerem escolhas conscientes. É que o parto é um caminho sem volta e que dali em diante nasce uma nova mulher, um novo homem, além daquele serzinho. Por isso, é extremamente importante que cuidemos desse vínculo inicial, primal para que essa família possa lidar com os desafios que virão de uma forma mais tranquila e confiante. Sou muito feliz por ser mulher, por trabalhar com mulheres e por elas me permiterem estar junto delas num momento tão íntimo, intenso e único na vida delas. Que cada vez mais, nós, enquanto sociedade, possamos perceber a importância desse momento na vida de cada ser humano.

Minha Formação:

Pedagoga, Doula pela ANDO, Curso de Massagem em Bebês, Curso de Massagem em Gestante, Facilitadora de Danças Circulares Sagradas, Curso de imersão sobre gravidez, parto e pós-parto com a parteira mexicana Naolí Vinaver, Curso Gravidez, Parto e Simbiose, Curso de Astrologia (em formação) UNIPAZ-SUL.

IMG_0913

DÉBORA BARBOSA BAUERMANN

Em 2009 assisti um vídeo de um parto humanizado domiciliar e fui tomada por uma emoção indescritível diante de tamanha intensidade, beleza, amor e simplicidade… Dois sentimentos ficaram em meu coração: de que eu vou parir assim um dia e de que eu iria acompanhar mulheres nesse momento do parto-nascimento. Desde este dia comecei a buscar mais informações a respeito do universo do parto humanizado e senti o chamado a partilhar/multiplicar com outras mulheres aquilo que tinha aprendido – que é possível ter um parto Natural onde o desejo da mulher seja respeitado, sem que haja intervenções desnecessárias e que o novo ser que chega ao mundo possa ser recebido com respeito e amor. O parto-nascimento humanizado é um direito de todas as mulheres.  Acredito na força da mulher, na sabedoria do corpo, acredito na Vida!

Minha Formação:

Psicóloga CRP07/18765 (Unisinos 2009/2) Doula (ANDO 2011) e Educadora Perinatal (GAMA 2012) Formação em Coordenação de Grupos (Instituto de Psicologia Social Pichon-Rivière 2008) Curso de imersão sobre gravidez, parto e pós-parto com a parteira mexicana Naolí Vinaver (2013), Curso de Psicologia da Gestação e Criação com Apego (com Alexandre Coimbra Amaral), Formação Corpo e Identidade – Educação Somática e Desenvolvimento (em formação, Vale do Ser).

IMG_0879

LUÍSA DIEDERICHS
queroamamentar.blogspot.com

Nasci em casa, sem planejamento, na presença de meus pais e avó, e pelos relatos foi um momento muito especial na vida deles. Quando engravidei já tinha uma vaga ideia de que queria o mais natural possível, como tudo que busco na minha vida. Neste momento, comecei a perceber que havia algo errado: mulheres sem dilatação, partos normais com fórceps, anestesias, muitos partos que acabavam em cesarianas e uma ginecologista obstetra que não esclarecia minhas dúvidas. Foi então que decidi tomar outro rumo. Procurei na internet e encontrei pessoas em busca da humanização do parto e nascimento. Conheci o trabalho de uma Doula e me fortaleci com leituras, assistindo vídeos e ouvindo diversos relatos de partos humanizados, além das aulas de yoga. Minha filha nasceu na paz, segurança e aconchego de minha casa, com a presença permanente do pai e da equipe que nos acompanhou. Após o nascimento de minha filha, tive vários problemas na amamentação, apesar de ter participado de seminários e ter curso de orientação ao aleitamento materno. Amamentar é instintivo, deveria fluir naturalmente, mas nem todas as mulheres conseguem com facilidade. É algo que deve ser aprendido pela mãe e pelo bebê, e neste momento senti muita necessidade de alguém ao meu lado. Com isto, surgiu o trabalho de auxílio à amamentação natural, onde desejo muito ajudar a quem precisa e deseja amamentar seu filho. Quero também poder ajudar a quem busca pela humanização do nascimento.

Minha Formação:
Técnica em Nutrição e Dietética, Acadêmica em Nutrição
Trabalho de Auxílio à Amamentação Natural
Doula formada pela ANDO


shanaSHANA GOMES

Em 24/09/2012 vivi a culminação da minha busca pela humanização.  Foi o dia que nasceu minha filha. Naquela madrugada uma mudança viceral aconteceu dentro de mim, dentro de instâncias que talvez nunca compreenderei. Pari.
Em 2011 me fiz doula e até o momento do parto participei de diversos cursos de aprofudamento na área da assitência à gestação e ao parto, mas a vivência diária com minha filha somada ao fato de tê-la trazido ao mundo de forma totalmente natural, no aconchego do lar, que me trouxeram os ensinamentos mais valiosos a respeito deste tema. Proponho-me, através do trabalho como doula e instrutora de yoga, a ajudar outras mulheres, outras famílias a trilharem esse caminho de encontro com a própria força, com o potencial inerente de cada um. Pois por mais que se ouça, “não tive dilatação, não entrei em trabalho de parto…” sabemos que há milhares de anos de testes e evolução humana por trás deste “modelo” atual de fazer um bebê nascer, ou seja, via vaginal, sem intervenções agressivas e na maioria das vezes desnecessárias. Sou também graduanda em artes visuais pela UFRGS e desenvolvo um trabalho autoral de fotografia de família que pode ser conferido diretamente em minha página. Sou muito grata ao universo por trilhar esse caminho ao lado das minhas amigas e parceiras da Parto Alegre.

Se quiser saber um pouco mais de mim, do meu trabalho, escreva para shanafgomes@gmail.com.
Leia aqui o relato do meu parto, feito pela minha parteira, e aqui o um escrito meu sobre a arte de doular.

Minha Formação:

Formação de Doula pela ANDO, Formação em Yoga Massagem Ayurvédica, Curso de imersão sobre gravidez, parto e pós-parto com a parteira mexicana Naoli Vinaver , Especialização em Yoga Pré-Natal no Instituto 3HO, Instrutora de Yoga pelo Satyananda Yoga Center, Cursando Artes Visuais na UFRGS.


IMG_0791ANA TERRA GONÇALVES PEREIRA

Quando entrei para a faculdade em 2005, já sentia que a minha realização profissional estaria na enfermagem obstétrica, assistindo mulheres e bebês no processo de parir e nascer. Formei-me em 2008 e comecei a trabalhar no Hospital Conceição em Porto Alegre, na área cirúrgica, onde permaneci por quatro anos. Senti a necessidade de buscar águas mais profundas para me aproximar do chamado inicial, assim, em 2011 iniciei especialização em Neonatologia e em 2012 em Obstetrícia. Contudo, foi durante um curso com a parteira mexicana Naoli Vinaver, promovido pelo grupo Parto Alegre, que me apaixonei pelo parto domiciliar. A partir daí, busquei qualificar-me para assistência ao parto domiciliar participando de diversos cursos. Em cada parto acompanhado, vivenciei o processo de parir e presenciei o feminino, o instintivo, o sexual e o transformador. Ao assistir partos naturais, seja em casa ou em ambiente hospitalar, percebi como a natureza é soberana e interferir nesse processo, somente com muita sensibilidade, reverência e sabedoria.

Minha Formação:
Enfermeira Obstétrica (UNISINOS – 2012); Enfermeira Neonatologista (São Camilo – 2011); Curso de imersão “Saúde e vida na gravidez, parto e pós-parto” com a parteira mexicana Naolí Vinaver (2014); Doula formada pela ANDO (2014); Capacitação para a Assistência ao Parto Domiciliar (GAMA – 2014); Reanimação Neonatal (GAMA – 2014); Emergências Obstétricas (GAMA – 2014).

 

 

Comments

  1. Elen e Fernando says

    Estou encantada com as informações que vocês apresentam. Assisti ao video de nascimento da Bel, naturalmente que me emocionei. Eu e meu esposo estamos nos preparando para engravidar, e quanto mais lemos sobre o parto humanizado mais nos apaixonamos pela proposta e temos mais certeza que este é o caminho.
    Estamos nos organizando para fazer-lhes uma visita.

    Curtir

    • says

      Serão muito bem-vindos Elen e Fernando! Acompanhem na nossa página do facebook e aqui na agenda do blog no link Encontros Abertos as datas dos encontros. É muito bom quando a preparação começa antes da gestação :) Um abraço da equipe Parto Alegre

      Curtir

  2. jubis says

    Queridas! Moro em Santa Cruz do Sul. Estou planejando a vinda do bebe para ano que vem e quero ter meu bebe em casa. Tenho tido dificuldades em encontrar alguém que me acompanhe antes, durante e depois do parto. Alguma indicação de profissional na região?

    Obrigada.

    Curtir

Trackbacks