Cinco razões para ter uma doula

Diante de algumas informações difusas, de muitas pessoas ainda não saberem o que é uma doula, resolvemos traduzir esse texto de Emily Dickey para você. Espero que esclareça suas dúvidas e a faça entender melhor o que é o acompanhamento de uma doula. Boa semana!

doula_01

Tradução livre do site: http://babydickey.com/2012/06/19/top-5-reasons-for-hiring-a-doula-at-a-homebirth/

Por Emily Dickey

Algumas mulheres não sabem o que é uma doula (não se preocupe, meu computador também está tentando auto-corrigir a palavra como se ela não existisse). Outras sabem, mas não querem uma para o seu parto… e algumas pensam que doulas só são benéficas em um ambiente hospitalar.
Nós não contratamos uma doula para o nascimento do nosso primeiro filho. Estávamos em um hospital quando soubemos o que era uma doula, mas não achamos que precisaríamos de uma. Eu sabia o que queria um parto natural, que eu tinha o meu marido ao meu lado. Quero dizer, nós lemos livros, nos informamos, lemos sobre o Método Bradley. Bem, nós estávamos enganados, a equipe aparentemente nunca ouviu falar de “consentimento informado”, e acabei com uma cesariana. Não, eu não estou dizendo que simplesmente ter uma doula não teria impedido a cesárea, mas … ela teria oferecido mais apoio e mais informações e … você nunca sabe.
Na segunda vez, tivemos um parto domiciliar e até a minha parteira sugeriu que não precisava contratar uma doula, quando eu mencionei querendo uma. Sua opinião (como de muitos outros) é que as doulas são necessários em hospitais onde você tem a possibilidade de sofrer intervenções, medicamentos, profissionais médicos insistentes, e cirurgia. Ela disse que eu não tinha que me preocupar com nada disso com ela, então por que contratar uma doula?
Porquê. Doulas não são apenas para a proteção contra intervenções e médicos insistentes. Eles são de apoio. E eu não posso imaginar um momento em que você precisa de mais apoio do que em um parto natural livre de medicamentos e do parto (em casa ou em um hospital).
Então, já que estávamos planejando isso em casa, sem opções para medicamentos para a dor. Eu queria apoio extra. Eu não estava preocupada com a minha parteira e eu não estava procurando por “proteção”. Eu também queria ter certeza de que eu tentei de tudo possível para um parto domiciliar bem sucedido e, para mim, isso significava a contratação de uma doula. Então … O que ela fez?

wanda-doula

Top 5

1. Por essas contrações. Esta foi a maior contribuição para mim. Durante o nosso primeiro trabalho de parto, meu marido gelou e não disse muito mais do que duas palavras. Eu sabia que se eu estava indo para obter através da dor do parto, desta vez sem remédios para dor, eu precisaria de muito mais apoio. Desta vez, o meu marido foi realmente incrível, mas a minha doula realmente teve um toque especial extra. Ela notou os músculos tensos e me ajudou a relaxá-los, ela falou em voz baixa e calma, ela me ajudou a focar no grande trabalho que eu estava fazendo e quanto mais avançava o trabalho de parto, mais perto eu estava da minha bebezinha. Eu sou uma pessoa positiva, teria tido um tempo muito mais difícil sem ela.

2. Para ter outro conjunto de mãos. Eu nunca queria ficar sozinha durante o parto, por isso mãos extras foram ótimas. Minha doula preparou lanches para manter a minha energia para cima (queijo e biscoitos, torradas, caldo de galinha, fruta, etc.), ela foi constantemente reabastecer nossas garrafas de água e suco, colocando panos frios na minha cabeça, etc. Mas ela não estava “apenas” me ajudando, ela estava ajudando todos os outros também. Eu tinha seis pessoas no meu parto, mas a minha doula se manteve ocupada e foi uma ajuda constante!

3. Para dar ao seu parceiro uma pausa. Algumas mulheres dizem que não precisam ou não querem uma doula, porque elas têm o seu marido/ companheiro e/ou a sua mãe ou melhor amiga. Mas o que acontece quando eles precisam comer? Dormir? Faz uma pausa mental de tudo isso? Eu adorava ter Steve ao meu lado, também, mas eu o teria perdido muito antes do nascimento de nossa filha, se não tivéssemos uma doula para ajudá-lo. Ele foi capaz de tirar cochilos, comer comida, e em geral só fazer uma pausa do trabalho de parto.

4. Consultas pré-natais. É claro que você está recebendo cuidados pré-natais de sua parteira (ou do seu médico), mas o pré-natal com uma doula pode ser tão valioso! Às vezes é apenas mais fácil de falar com elas e fazer perguntas. Minha doula me ajudou a trabalhar com os meus medos sobre o nascimento, superando a minha primeira cesariana e definir meu foco em um VBAC de sucesso. Foi extremamente benéfico ter a Doula falando comigo e ajudando a direcionar meu pensamento. Ela me ajudou a perceber que eu não tinha medo de falhar, eu não tinha medo relativo a meu corpo não funcionar. Isso foi muito reconfortante, um alívio. Entrar em trabalho de parto e nascimento, com uma mente clara e atitude positiva é muito importante, eu acho.
Este atendimento foi específico para a minha situação, você pode contratar uma doula, que abordará as questões que você precisa, tais como uma alimentação saudável, fazer exercícios, enfatizando determinadas questões, massagem, etc! Outra observação importante: doulas são mais suscetíveis de estar no seu trabalho, mais do que a sua parteira. Elas vão chegar em primeiro lugar, assim que você a chamar no início do trabalho, querendo apoio e conforto extra!

5. Cuidados pós-natal. Ohhh tantas coisas se encaixam aqui. Tem sido demonstrado que as mulheres com doulas tendem a ter trabalhos mais curtos, menos complicações e intervenções, diminuição do uso de analgésicos, diminuição da taxa de cesarianas… e todas essas coisas tendem a resultar em sentimentos mais positivos em relação a experiência do nascimento, maiores sentimentos de auto-confiança, mais sucesso com a amamentação, e menores taxas de depressão pós-parto. Uau. Doulas: vocês são rocha.
Algumas pessoas dizem que as doulas são muito caras e não é um custo necessário. Em primeiro lugar, os valores variam (quando estávamos procurando, nós vimos de US$ 400 até US$ 1300) e você pode provavelmente encontrar uma doula em treinamento ou uma doula mais recente com valores mais baixos, possivelmente, até mesmo gratuitamente. Em segundo lugar: olhe para todos esses benefícios que listei acima. Para mim, elas parecem quase impagáveis (porque, lembre-se, eu estive em ambos os lados desta situação). Se você precisar de ajuda para encontrar uma doula ou tem alguma pergunta para mim sobre a contratação de uma doula em um parto domiciliar, não hesite em perguntar!!! Comente abaixo ou envie-me um e-mail. ;)

doula remedio

