Humanizar o Nascimento… Um mais um é sempre mais que dois!

curso ricardo jones

Durante os dias 01º a 5 de março, ocorreu o primeiro Curso de Humanização do Parto e Nascimento para profissionais da Saúde, promovido pelo Grupo Parto Alegre.  Foi  uma experiência intensa… Cinco dias de muito aprendizado, trocas de experiências, amor e transformação!

Agradecemos imensamente ao professor Dr. Ricardo Herbert Jones, pela generosidade em compartilhar seus conhecimentos e pela sua incansável luta pelo parto humanizado no Brasil. Agradecemos também a participação especial da Nutricionista Funcional Angela Gindri.

ric com turma

E um agradecimento mais que especial às participantes do curso! Desejamos que possam  manter viva no coração e na prática de vocês a certeza de que é possível sim transformar a realidade em que vivemos, é possível humanizar a atenção ao parto e nascimento!

Que cada uma de vocês possa ser agente dessa transformação e semear em suas relações e no cotidiano do trabalho, as sementes da humanização! “Um mais um é sempre mais que dois”! Como já disse Beto Guedes na canção Sal da Terra (ouça em http://www.youtube.com/watch?v=4dXTTKxlGvU):

“Vamos precisar de todo mundo
Pra banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor

Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois(…)

Deixa nascer o amor
Deixa fluir o amor
Deixa crescer o amor
Deixa viver o amor
O sal da terra”

anahi no curso

Compartilhamos depoimentos de algumas participantes do curso:

Tenho certeza que todas saímos transformadas, provocadas, inquietas e convictas de que não podemos mais nos calar e que precisamos lutar incansavelmente pela mudança do modelo atual de atenção ao parto e nascimento. Obrigada à Parto Alegre, obrigada Dr Ricardo Herbert Jones, obrigada a todas as meninas do curso por me proporcionarem estes momentos que com certeza me marcaram e me transformaram… ‘Humanizar o nascimento é restituir o protagonismo à mulher’(Ricardo Jones)”  Thaise da Rocha Ferraz – Enfermeira ( Santa Maria – RS)

Depois de 5 dias de curso sobre humanização do nascimento me sinto diferente, uma inquietude tomou conta de mim, uma desacomodação. Ainda não sei ao certo o que isso me levará a fazer, mas com certeza saio desse curso diferente…Obrigada Ricardo Herbert Jones e todas as meninas do Parto Alegre!” Ana Gabriela Marques (Enfermeira – Residente em Saúde Pública)

REFLEXÕES 

Isoldi Riedner (Enfermeira)

Cores vivas
Vidapassa
Portal

Na minha vida entro
Lembranças vêm
Saudade, sonhos, decepçõesluna-12x12

Cura há
Porque a vida continua
Melhor quero viver
Sonhos tenho
Conhecimento adquiri
Perguntas, indagações
Muitas sem respostas
No momento
Mas minha vida
É profunda
Muito tenho a percorrer
Slides, flashes
Das experiências vividas
Marcas ficaram
Impulso são
Pés descalços
Emoções a tona
Todos queremos
Caminhar melhor
Esperanças temos
O coração bate
O sorriso vem
A borboleta vejo
Cores sem iguais
Beleza há
Nas nuanças da vida
Olhar é preciso
Cura é necessária
Deixar a chuva cair
Lavar a alma
O sol bate
Reflete
O que há de mais lindo
Pois bonita sou
Emoções, vida, alma
Na minha vida entro
Portal
Vida passa
Cores vivas.

Um abraço carinhoso,
Débora B. Bauermann
Psicóloga e Doula – Equipe Parto Alegre

