Relaxe na Gestação

Confira abaixo o belo e objetivo artigo sobre relaxamento na gestação, publicado no site do espaço Aruna Yoga, de SP.

Boa leitura!

A gestação é um momento muito especial onde precisamos pensar em nós mesmas e no bebê.  Cuidar do nosso corpo e mente é essencial para transmitir ao bebê, uma sensação de serenidade e equilíbrio.  O relaxamento ou Yoga Nidra é uma das técnicas mais importantes de que o Yoga dispõe para auxiliar a gestante.  Veja aqui, como fazer um relaxamento simples, mas muito eficaz.

Yoga Nidra* para Gestantes

Deite-se sobre seu lado esquerdo, coloque um travesseiro sob sua cabeça e algumas almofadas para apoiar a perna direita flexionada. Perceba o peso do seu corpo totalmente sustentado pela cama ou chão. Assim como seu bebê está sendo protegido, nutrido e acolhido por você, sinta que você está no colo da Terra, uma mãe amorosa, protetora, que nutre e acolhe. Então, esse sentimento faz com que seu corpo amoleça e você repete mentalmente por três vezes: “minha criança e eu estamos plenamente saudáveis e felizes”.

Em seguida, imagine todo o lado direito do seu corpo sendo envolvido por uma luminosidade rosa. Depois, todo o lado esquerdo. Toda a parte de trás: calcanhares, parte de trás das pernas, glúteos, costas, a coluna e nuca. Toda a parte da frente: rosto, garganta, peito, abdômen, pelve e períneo. Finalmente todas as partes unidas, imagine essa luz rosa banhando todo o corpo por três vezes.

Agora observe a sua respiração.  Não faça nenhum esforço para respirar. Apenas sinta que a própria vida está respirando por você e conte 27 respirações em ordem decrescente. Quando a inspiração acontece, o ventre, naturalmente, se expande e você diz mentalmente “27”, quando a exalação acontece, o ventre, naturalmente, se recolhe e você repete “27”. Continue contando dessa forma até chegar ao 1.

Repita, mentalmente, a frase: “minha criança e eu estamos plenamente saudáveis e felizes” por três vezes. Movimente devagar os dedos das mãos, os dedos dos pés e prepare-se para sentar-se. Permaneça sentada por alguns minutos antes de levantar-se totalmente

(*Sono Profundo consciente)

Informações sobre yoga para gestantes no grupo Parto Alegre
https://partoalegre.wordpress.com/yoga-para-gestantes/

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